Rondônia, 19 de abril de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Política

SINDICATOS AINDA TENTAM ILUDIR SERVIDOR E ENTREGAM PROBLEMA DA TRANSPOSIÇÃO PARA DEPUTADO DERROTADO RESOLVER; ENTENDA O CASO DOS EXCLUÍDOS

Quarta-feira, 24 Novembro de 2010 - 17:27 | RONDONIAGORA


O completo desrespeito do Governo Federal com os servidores de Rondônia não foi o bastante para que os sindicatos de defesa dos funcionários reagissem a altura. Todos continuam tentando iludir o funcionário, alegando que o benefício atinge os que estavam em atividade em 22 de dezembro de 1.991, 10 anos depois da criação do Estado de Rondônia. A dificuldade de interpretação do cidadão comum aos textos de leis é explicável, mas até mesmo as assessorias jurídicas mantém a fantasia. O problema foi gerado pela Lei 12.249, de 11 de junho de 2010, que regulamentou a Transposição:


II - os servidores admitidos regularmente nos quadros do Estado de Rondônia até a data de posse do primeiro governador eleito - 15 de março de 1987; e

I - os integrantes da Carreira Policial Militar e os servidores municipais do ex-Território de Rondônia que, comprovadamente, se encontravam no exercício regular de suas funções, prestando serviço àquele ex-Território, na data em que foi transformado em Estado;

II - os servidores admitidos regularmente nos quadros do Estado de Rondônia até a data de posse do primeiro governador eleito - 15 de março de 1987; e

III - os servidores e os policiais militares alcançados pelos efeitos do art. 36 da Lei Complementar no 41, de 22 de dezembro de 1981, que assim diz:

Os tão falados "alcançados" são tratados na Lei de Criação de Rondônia, que pode ser visto abaixo:

Art. 36 - As despesas, até o exercício de 1991, inclusive, com os servidores de que tratam o parágrafo único do art. 18 e os arts. 22 e 29 desta Lei, serão de responsabilidade da União.

É fácil deduzir no texto que, verdadeiramente se fala em despesas até 1.991, mas quando fala sobre servidores, diz exatamente quem são esses servidores: os que tratam os artigos 18, 22 e 29 da mesma Lei, que são esses:


Art. 18 - Serão postos à disposição do Governo do Estado, a partir da vigência desta Lei, com todos os direitos e vantagens, os servidores públicos nomeados ou admitidos até a data da vigência da Lei nº 6.550, de 5 de julho de 1978, e em exercício a 31 de dezembro de 1981 na Administração do Território Federal de Rondônia.

..........................

Art. 22 - O pessoal militar da Polícia Militar do Território Federal de Rondônia passará a constituir a Polícia Militar do Estado de Rondônia, assegurados os seus direitos e vantagens.

..........................

Art. 29 - Os servidores contratados pela Administração do Território Federal de Rondônia, após a vigência da Lei nº 6.550, de 5 de julho de 1978, e em exercício a 31 de dezembro de 1981, passam, a partir desta Lei, a integrar Tabela Especial de Empregos, em extinção, do Governo do Estado de Rondônia, e deverão ser absorvidos nos Quadros e Tabelas a que se refere o art. 19 desta Lei, dentro do prazo máximo de 2 (dois) anos da data de instalação do Estado, observadas as normas estabelecidas para a contratação de pessoal, e mediante concurso público.

A minuta da Transposição repete o que a Lei já diz: “os servidores e os policiais militares alcançados pelos efeitos do art. 36 da Lei Complementar nº 41, de 22 de dezembro de 1981”. Esses efeitos nada mais são do que a regulamentação daqueles servidores antigos, contratados antes e depois da Lei 6.550/78 (Estabelece diretrizes para a classificação de cargos, empregos e funções do Serviço Civil dos Territórios Federais, e dá outras providências). São servidores que eram contratados em sua maior parte para cargos em comissão, que ganharam estabilidade com estatutários e a maioria deles já faz parte de quadro federal em extinção.

A dedução mais simples que se pode chegar é que se de fato o Governo Federal quisesse ampliar a Transposição aos servidores contratados até 1.991, não passaria por longo artifício jurídico para estabelecer a garantia, como o fez por exemplo logo no começo da Lei, ou na minuta do Decreto da Transposição, estabelecendo que a opção aos quadros federais está assegurada aos “servidores admitidos regularmente nos quadros do Estado de Rondônia até a data de posse do primeiro governador eleito - 15 de março de 1987”.


Confira a seguir mais uma nota do grupo de sindicatos que tenta iludir servidores

MOVIMENTO INTERSINDICAL PELA TRANSPOSIÇÃO
SINJUR-SINTERO-SINDSAÚDE-SIMPORO-SINTRAER-SINDLER-SINSEPOL-SINDIFISCO-SINDUR-ASPOMETRON-SINDERON-SINDEPRO-SINDER-SENGE-SINSDET-SINSEMPRO

NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE A MINUTA DE DECRETO ELABORADA PELA SECRETARIA DE RECURSOS HUMANOS DO MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO

As entidades representativas dos servidores públicos estaduais civis e militares integrantes do movimento intersindical pela transposição vem a público esclarecer o que segue:

1.    O texto publicado por sites de notícias e outros veículos de comunicação de Rondônia refere-se apenas à MINUTA do decreto de criação da comissão interministerial que operacionalizará a transposição dos servidores para o quadro da união, prevista na EC nº 60 e Lei 12.249/2010. Ou seja, trata-se de uma proposta de texto que ainda não tem validade.

2.    Embora contenha ambigüidades e contradições que precisam ser corrigidas, a MINUTA garante o direito à transposição dos servidores que ingressaram no serviço público até 1991 conforme artigo 2°, Inciso III “Constituirão, mediante opção, quadro em extinção da administração federal, assegurados os direitos e vantagens a eles inerentes: (...) Os servidores e os policiais militares alcançados pelos efeitos do artigo 36 da Lei Complementar nº 41, de 22 de dezembro de 1981”.

3.    Após reunião e análise técnica da MINUTA, a Comissão Intersindical identificou, com base jurídica, a necessidade de adequação do referido texto, e já manteve contato com a bancada federal através do coordenador deputado federal Eduardo Valverde, para que a MINUTA seja alterada junto à Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, visando evitar qualquer prejuízo aos servidores.

4.    O movimento intersindical reafirma o compromisso dos sindicatos com os servidores de manter a luta pela transposição justa o quanto antes, nos termos da EC n° 60 e Lei 12.249/2010.

Porto Velho (RO), 24 de novembro de 2010.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também

LULA CONFIRMA VETO A APOSENTADOS E PENSIONISTAS NA TRANSPOSIÇÃO

Em entrevista disponibilizada nesta sexta-feira pelo setor de comunicação do Palácio do Planalto, o presidente Lula, que está em Rondônia, confirma...

Comissão Intersindical solicita do Governo e Iperon dados gerais sobre servidores

O coordenador geral da Comissão Intersindical, Israel Borges, enviou dois ofícios esta semana solicitando uma série de dados gerais de todos os ser...

Nas vésperas da eleição, secretário do Ministério do Planejamento chega a Porto Velho para falar sobre Transposição

Não há nenhuma coincidência na visita do secretário-geral de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Duvanier Ferreira a Porto Velho. Ele s...