Rondônia, sábado, 20 de outubro de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Artigos

Publicado em Quarta, 26 de Fevereiro de 2014 - 10h01

Encaminhamento de nominatas do PT

Gessi Taborda


Encaminhamento de nominatas do PT

Leia Mais
Praticamente pacificado em relação ao nome do deputado Padre Tom para a disputa do governo estadual, o PT fará as reuniões de encaminhamento das demais candidaturas no próximo mês de março, foi a informação dada por uma fonte bem informada. Ainda não está definido o calendário dessas reuniões, que poderão acontecer na capital e também no interior. Nomes novos deverão entras na lista dos pré-candidatos a deputado estadual e federal. Há resistência em relação a pelo menos um nome que integra a bancada do PT na Assembleia. Dentro do partido da estrela esse nome não é tido como confiável, especialmente por ter feito oposição ao ex-prefeito da capital, hoje integrante da facção que tem o comando do partido no estado.

Abrindo Espaço

O deputado Luiz Cláudio (PR), de Rolim de Moura, já está decidido: não vai concorrer à reeleição. Ele pretende disputar uma cadeira na Câmara dos Deputados, “para defender em Brasília os maiores interesses de Rondônia e principalmente de seu setor produtivo”, segredou à coluna.

Palestra

Eduardo Campos confidenciou a político rondoniense seu desejo em visitar o estado tão logo se desincompatibilize do governo de Pernambuco para disputar a presidência da República. A visita pode acontecer, segundo a fonte, no princípio do mês de maio. Nessa visita, Eduardo faria uma palestra para os empresários rondonienses. Em Rondônia ainda não se sabe “que apito” irá tocar o PSB. A visita de Eduardo Campos poderá ser esclarecedora sobre os rumos do partido nas alianças do estado.

Musculatura

O chefe do PSDC em Rondônia, Edgar do Boi, está feliz e surpreso com a expressiva movimentação de pré-candidatos aos cargos legislativos em disputa nesse ano na sede do diretório regional. Além de pré-candidatos, Edgar do Boi tem recepcionado com frequência prefeitos, vices, vereadores e dirigentes partidários de outras siglas, interessados em fechar aliança para a disputa eleitoral. Isso, segundo Edgar, mostra que o PSDC aumentou muito sua musculatura e hoje tem “muita gente querendo ver nosso partido engajado” nesses projetos.
Para aprofundar e debater as diretrizes do PSDC na campanha eleitoral, o partido fará – antes das convenções – três grandes encontros. Um na capital e dois no interior. No momento o PSDC se apresenta com candidato próprio na disputa pelo governo e ao senado. Edgar do Boi vai encarar as urnas, apresentando-se ao eleitor como candidato a deputado federal.

Relatório

Depois de um longo período de tramitação deverá chegar ao plenário da Assembleia no dia de hoje (26) o relatório da Comissão Processante que analisou a situação de todos os parlamentares acusados pela “Operação Apocalipse” de envolvimento com a corrupção.
A Comissão não decidiu pela cassação de nenhum parlamentar. Preferiu pedir o afastamento de integrantes dessa legislatura, punindo com mais rigor a deputada Ana da Oito que – dependendo de como decidir hoje o plenário – poderá sofrer seis meses de afastamento do cargo.
Esse período, em ano eleitoral, é quase uma cassação. Dificilmente Ana terá condições de tentar uma reeleição em condições normais. Isso tudo sem, somado ao enfrentamento do Judiciário, que terá pela frente em vários processos em tramitação, inclusive na Justiça Eleitoral.

Inovação

O deputado Maurão de Carvalho (PP) está assimilando o discurso de quem deverá ser mesmo candidato ao governo. Numa autoavaliação, Maurão se julga perfeitamente conectado com as demandas do cidadão no seu dia a dia. Ai está o motivo de tantas vitórias como deputado estadual, explica.
Vice-presidente da Assembleia Legislativa, Maurão já teve uma experiência como prefeito. Para ele quem está no Executivo tem de propor soluções inovadoras para enfrentar os velhos e quase mesmos problemas.

Desperdício

Maurão de Carvalho faz a seguinte avaliação do governo do PMDB: “o atual governo desperdiçou uma grande oportunidade. Detém ampla maioria de apoio legislativo. A oposição praticamente inexiste. Portanto, poderia ter aprovado todas as reformas que julgasse necessárias e ter deixado como legado um governo moderno e eficiente, que estimulasse – e não inibisse -, o empreendedorismo rondoniense”, finalizou o deputado.

Derrubado Veto

O veto do prefeito Mauro Nazif à lei proibindo o nepotismo nas instituições públicas do município foi derrubado. Agora Mauro Nazif terá 48 horas (a contar do recebimento formal sobre a derrubada do veto) para promulgar a lei. Se não o fizer, que fará o ato de promulgação será o presidente da Câmara Municipal.
Com essa decisão, a Câmara impôs a primeira grande derrota aos interesses do prefeito. Mauro pode até recorrer ao Tribunal de Justiça da decisão dos vereadores. Mas a lei, ao ser promulgada, estará em plena vigência. E assim, o prefeito terá de demitir, após a promulgação, da prefeitura ossessores que são seus parentes ou parentes de políticos. A principal preocupação de Nazif e com seu irmão, Gilson, que responde pela Secretaria de Obras.

Era contra

Enquanto foi legislador Mauro Nazif foi radicalmente contra o nepotismo. Ao assumir a prefeitura de Porto Velho, seu primeiro cargo executivo, Mauro esqueceu sua antiga bandeira e numa afronta à cidade, colocando parentes (o irmão, inclusive) em cargos do primeiro e segundo escalões, com altos salários.
Com essa decisão da Câmara de derrubar o veto do prefeito, Nazif ganha uma nova oportunidade de demonstrar ainda ter compromisso com a bandeira que tanto levantou no passado em favor da moralização administrativa, cumprindo a lei e não abrindo questionamento na Justiça.

Avaliadores

Pelo menos 16 deputados federais estarão andando por aqui nos próximos dias para “avaliar causas da enchente do Rio Madeira”. Cá prá nós, isso é mais um truque e madame aplicados por políticos. Ora, até “seu” Tinhoso, que vende bananas numa das esquinas da cidade, sabe qual e a “causa”: É que o rio encheu demais!
E como nenhum desses “bem nutridos deputados” não entende bulhufas de hidrologia, deverão sair daqui contando estórias da carochinha. O Madeira é um rio geologicamente novo, que tem vários tributários. Uns são alimentados por questões climáticos dos Andes. Esta não deverá ser a ultima grande cheia do Madeira.

Caladinho

E ai: o governo não vai explicar nadica de nada desse negócio manjado do aluguel milionário de imóvel exatamente (é muita coincidência) de seu mais próximo secretário-chefe? Certamente essa relação siamesa vai ser investigada pelo MP. Representantes do povo precisam ficar de olho nos desdobramentos e cobrar medidas contra esse caradurismo.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions