Rondônia, segunda-feira, 20 de agosto de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Artigos

Publicado em Quinta, 13 de Janeiro de 2011 - 18h14

Confúcio quer Aladin para fazer mágica em Rondônia - Por Ivonete Gomes

Ivonete Gomes


----------------------------------------------------------------

“Durante a campanha eleitoral, o atual governador chegou para um grupo de homens e afirmou que acabaria com a proibição da pesca na localidade. “Todos vão poder pescar, pegar o peixe que quiser”, teria dito o doutor poeta. Na verdade, o grupo não era de pescadores, mas de fiscais da Sedam”.

----------------------------------------------------------------

Não é Aladin, mas o gênio da lâmpada que faz tudo acontecer num estalo de dedos.  O personagem fictício, citado por Confúcio Moura em postagem no blog pessoal, teria nascido no Oriente, proximidades do Afeganistão, encontrado a lâmpada mágica e realizado desejos. Tornou-se príncipe, casou com a filha do sultão e passou a governar o próprio reino. 

É perfeitamente compreensível se deparar com os problemas de Rondônia e cobiçar gênio de tal utilidade. Mas, mesmo sem lâmpada alguma, o homem que deseja vez em quando comer uma tartaruga à beira do Mamoré sem ser pego pelo Ibama (Caleidoscópio), fez mágica ao resumir em um único parágrafo todas as metas ambientais para os próximos anos. “Descentralizar competências para os municípios. Fazer concurso público para auditores ambientais. Modernizar o sistema de Tecnologia da Informação para que tudo fique bem transparente. Chamar todos os empresários madeireiros para audiências públicas. Fiscalizar. Manejos florestais. Atualizar legislação. Iniciar o procedimento. Efetivo de regularização ambiental na propriedade rural. Combater a corrupção. Monitorar unidades de conservações. Extinguir bases municipais da Sedam onde não se justifique. Economizar dinheiro. Agilizar os trâmites burocráticos dos licenciamentos e fiscalizações”.

Como o blog pessoal de Confúcio Moura é usado para divulgar as ações do Estado, melhor que a transparência que o atual governador prega comece por ele. Resumir em um parágrafo o que será feito em um dos setores que mais chama a atenção do mundo é no mínimo encher lingüiça para mostrar que se lembra do assunto.  Nem o gênio da lâmpada de Aladin entenderia o que Confúcio quer.

O governador fala em descentralizar competências para os municípios, depois diz que vai combater a corrupção. Aonde? Nos municípios que assumirão a responsabilidade do Estado? Também ficou confusa essa “modernização do sistema de tecnologia da informação para que tudo fique bem transparente. Realmente não entendi. Outra meta seria atualizar a legislação. Eu desconhecia até então que governador é também legislador. Extinguir bases municipais da Sedam onde não se justifique. Faça-me o favor, onde em todo este maravilhoso estado não se justifica a presença da Sedam?

Lendo as metas ambientais de Confúcio lembrei de um “causo” na beira do Guaporé. Durante a campanha eleitoral, o atual governador chegou para um grupo de homens e afirmou que acabaria com a proibição da pesca na localidade. “Todos vão poder pescar, pegar o peixe que quiser”, teria dito o doutor poeta. Na verdade, o grupo não era de pescadores, mas de fiscais da Sedam.

Talvez Confúcio não saiba, mas acabar com a proibição da pesca em muitos rios de Rondônia é condenar à extinção muitos vilarejos que aprenderam a viver do turismo e lutam contra a pesca predatória. Vamos apostar na vinda do gênio da lâmpada para a mágica da multiplicação.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions