Rondônia, domingo, 19 de agosto de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Artigos

Publicado em Quarta, 19 de Janeiro de 2011 - 15h20

Besteirol do poder: temos Núcleo de Imaginação no Governo e Disk Árvore na Prefeitura - Por Ivonete Gomes

Ivonete Gomes


_______________________________

Embora o chefe do Executivo não tenha prometido absolutamente nada aos parlamentares, o cunhado Francisco de Assis Oliveira anda fazendo compromissos

_______________________________


Sem responsabilidade social

É estarrecedora a notícia que parte dos canteiros de obras das usinas de Jirau e Santo Antônio sobre o uso de drogas e violência sexual. Infelizmente, é quase impossível uma comprovação pela imprensa de denúncias que chegam através de prestadores de serviços e empregados que preferem o anonimato para evitar problemas com os consórcios responsáveis pelas duas construções. É vital para o bem comum de toda a sociedade rondoniense que o Ministério Público procure averiguar o uso desenfreado e liberado de drogas pesadas dentro das usinas. Escandalizado, um pequeno empresário relatou que os empregados são, de certa forma, incentivados ao uso de entorpecentes como a cocaína para manter o ritmo de trabalho. Há, ainda, denúncias sérias de abuso sexual. Uma operária teria sido violentada e assassinada por 20 homens dentro de um dos alojamentos.

Briga de foice

A semana está com os dias curtos para os pretendentes ao cargo de presidente da Assembléia Legislativa de Rondônia. Ontem e hoje foram marcados por articulações dos grupos interessados no comando da Casa de Leis. Amanhã, os aliados do governador Confúcio Moura (PMDB) se reúnem no Palácio Presidente Vargas. Embora o chefe do Executivo não tenha prometido absolutamente nada aos parlamentares, o cunhado Francisco de Assis Oliveira anda fazendo compromissos até em cima do contrato de fornecimento de alimentação. Manteve-se a proposta de 1.500 marmitex por cada deputado que votar no candidato do Governo.

Tudo ou nada

Um dos candidatos, deputado Jesualdo Pires (PSB-Ji-Paraná) tem apoio do Palácio Presidente Vargas. Mas por falta de articulação dos aliados do governador Confúcio Moura, o comando da Assembléia Legislativa pode acabar nas mãos do grupo Neodi Carlos/Valter Araújo. Para Jesualdo, somente a presidência da Casa interessa. Caso contrário, prefere ficar fora da Mesa Diretora e cuidar do mandato e pavimentar sua carreira ao Palácio Urupá, sede do executivo de Ji-Paraná. Jesualdo manteve controle sobre os gastos da Casa quando compartilhou a responsabilidade financeira e orçamentária com o atual presidente Neodi Carlos (PSDC-Machadinho), atraindo pra si a antipatia dos colegas.

Volta do Popó

Não se trata do boxeador, mas do ex-deputado Celso Popó. Comerciante em Rolim de Moura, ele assumiu a secretaria de Governo da Prefeitura daquele município. Popó apoiou a candidatura do ex-senador Expedito Junior (PSDB) no primeiro turno e depois do atual governador Confúcio Moura (PMDB). Ele retorna a política e pretende concorrer a cargos eletivos nas próximas eleições.

Disk Árvore

A administração Roberto Sobrinho divulgou o balanço do Disk Árvore. Dos 5.260 pedidos feitos no ano passado, pelo número 0800-647-5445,  cerca de 78,33% foram atendidos, informou nota enviada à imprensa. Perguntas:

1ª) – Posso solicitar grama esmeralda?
2ª) – Quanto custa e de onde vem cada muda?
3ª) – Quando teremos o Disk Asfalto?


Ônibus

O secretário de Transportes e Trânsito da capital, o defensor dos trabalhadores e ex-presidente da CUT, Itamar Ferreira das Santos, insiste na afirmativa de que o aumento de mais de 13% na tarifa de ônibus é tendência nacional. Hein?! A fome também é tendência nacional. Devemos nos preparar? 

Serviço sujo

Alguém sempre tem que fazer o serviço sujo. Roberto Sobrinho viajou com a família para a Europa e deixou a árdua missão de satisfazer os interesses das empresas de transporte coletivo nas mãos do ex-sindicalista. Espera voltar com a poeira baixa e, infelizmente, pode ter razão. Falta pouco para o Carnaval e quando o assunto é festa, brasileiro esquece os problemas do mundo.

Claudinho dos transportes

Em recente entrevista de rádio, um jornalista deixou o vereador Cláudio Carvalho (PT) em saia justa. Perguntou o que ele acha do aumento da tarifa de ônibus. O freqüentador assíduo da ante-sala do diretor da empresa Três Marias ficou sem resposta. 

Apelo à Marcelo Fernandes

Disseram que posso chorar até sangue e que a solução é fazer barricadas, queimar pneus, chamar a polícia, mas eu vou tentar mesmo assim. Um simpático casal pediu que a coluna fizesse um apelo à prefeitura de Porto Velho em nome dos que vivem na Rua Eudoxia de Barros, entre as Ruas Andreia e Daniela, no bairro Aponiã. Então, lá vai: Senhor secretário de Obras, Marcelo Fernandes, olhe com bons olhos o apelo popular, envie máquinas para o local ou dê pelo menos um fio de esperança para quem não merece viver na lama. A situação por lá é calamitosa.

Filosofia partidária

Confúcio parece triste com alguns membros do seu partido. Depois da conversa com o vice-presidente postou no seu blog que “os partidos políticos no Brasil, por mais que queira e diga a lei, não é ainda dono do mandato do vereador, deputado ou senador eleitos. O que mais se vê, na prática, é o partido ter espaço no governo, enquanto o apoio e voto de parlamentar nem sempre tem a mesma correspondência de fidelidade. Termina que fica bem difícil para quem exerce o poder executivo, porque não sabe a quem se dirigir para qualificar a maioria e o apoio – se ao partido ou diretamente ao interesse do parlamentar.”

Idéia do Núcleo de Imaginação

Os precogs têm a solução para o impasse. Senhor governador, se os dois deputados federais e o senador do seu PMDB não derem o apoio que o senhor precisa para levar esse estado aos novos horizontes de uma nova Rondônia, tire deles todos os cargos que garantiram no Governo. Use o mesmo critério para o senador do partido do seu vice-governador e parlamentares aliados de outras legendas.  Ass: Núcleo de Imaginação permanente.

Todos na fossa

O presidente do Sindicato Médico de Rondônia,  Rodrigo Almeida, denunciou o transbordamento de uma fossa no Hospital João Paulo II. Cirurgias teriam sido suspensas para devida esterilização do local. De acordo com o médico, o incidente aconteceu porque não teria sido renovado o contrato com a empresa que faz a limpeza das caixas coletoras. Como hoje estou mais para dúvidas do que certezas, pergunto: o que fez mesmo essa equipe de transição do governador Confúcio Moura, já que até serviços básicos foram paralisados?


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions