Rondônia, 31 de janeiro de 2023
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

GOVERNO FEDERAL NÃO RECONHECE ESTADO DE CALAMIDADE PÚBLICA EM RONDÔNIA E NEGA HOSPITAL DE CAMPANHA

Segunda-feira, 17 Janeiro de 2011 - 20:45 | Luciana Ribeiro


O governo federal negou o pedido do governador de Rondônia, Confúcio Moura (PMDB), para a instalação de um hospital de campanha na capital do Estado, Porto Velho. No último dia 4, Confúcio decretou "estado de perigo iminente e de calamidade pública no setor hospitalar" de Rondônia.

Ele também pediu a instalação do hospital e o envio de militares para prestarem atendimento aos pacientes da capital.

Na semana passada, uma comissão interministerial (com representantes da Defesa, da Saúde e da Integração Nacional) foi até Porto Velho para analisar a situação do atendimento médico.

ASSESSORIA TÉCNICA

Após a viagem, o governo federal decidiu não montar o hospital, mas oferecer uma assessoria técnica a Rondônia.

Na terça-feira (18), técnicos do Ministério da Saúde estarão no Estado para iniciar esse trabalho.

O pronto-socorro João Paulo 2º, em Porto Velho, é o hospital com problemas mais graves. Recebe pacientes de Rondônia, do sul do Amazonas e do interior da Bolívia, mas não tem estrutura para atendê-los.

Com 147 leitos, abriga 320 internados, segundo o diretor-geral da unidade, Sérgio Mello. Os pacientes dormem em colchonetes no chão e em cadeiras nos corredores.

O secretário de Saúde de Rondônia, Alexandre Muller, disse que ainda não foi comunicado oficialmente da decisão. "Mas, se for oficializado, receberemos a informação com tristeza. O hospital de apoio seria ideal para retirarmos doentes do chão", afirmou. (Clique aqui e confira a matéria na íntegra)

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também

CONFÚCIO DESCONHECE ESTRUTURA DO ESTADO AO PROMETER ACABAR COM “EMBARGOS” A OBRA DO CPA

O governador Confúcio Moura (PMDB) parece não ter tido tempo ainda para conhecer a estrutura do Estado de Rondônia. Pelo blog, ele comunicou aos se...

CONFÚCIO DECRETA CALAMIDADE PÚBLICA NA SAÚDE DE RONDÔNIA

Dizendo-se indignado, o governador Confúcio Moura (PMDB) anunciou durante a madrugada que irá decretar situação de calamidade pública na saúde Rond...

Nova Rondônia: Só após visita ao João Paulo governador começou a pensar nos problemas da saúde

Em matéria divulgada no site do Governo, o governador Confúcio Moura (PMDB) deixou claro o despreparo que tem para a função máxima no Estado: só ag...